segunda-feira, 1 de março de 2010

O maravilhoso mundo invisível : os micróbios,vírus e viroses

CONCEITO DE VÍRUS
Com base no que a Ciência já sabe a respeito do assunto, a resposta é um enfático não, eles não são seres vivos. O que de mais adequado se pode dizer é que os vírus são agregados moleculares de relativa simplicidade, se comparados com os seres vivos.
Apresentam um único tipo de ácido nucléico (RNA ou DNA) associado a proteínas que podem ou não estar ligadas a glicolipídios. Hoje sabe-se que podem ter os que apresentam DNA e RNA ao mesmo tempo (Ex:Citomegalovírus).Muito se tem discutido a respeito da questão: Os vírus são ou não são Seres Vivos?Não nascem – os elementos formadores de um vírus (ácido nucléico, proteínas e, em alguns casos, glicolipídios) são produzidos por células vivas e montados por processos enzimáticos delas. Assim, vírus não nascem, são montados. Não crescem – como não possuem metabolismo, uma vez montados os vírus assim permanecerão indefinidamente. Não se reproduzem – uma vez que o ácido nucléico viral esteja no interior de uma célula viva (por ter sido capturado por ela, não invadido, como crêem alguns), será processado normalmente por ela, independente de que informação contenha. Isso só não ocorrerá na hipótese de o repertório enzimático da célula em questão não ser suficientemente vasto para processar o que for solicitado. Neste caso ela não produzirá novos elementos virais, o que prova que vírus não se reproduzem: eles são produzidos por sistemas vivos somente.Não morrem, só são destruídos – sendo os vírus agregados moleculares, não faz sentido falar em morte. Proteínas são desnaturadas, não mortas. Não causam doenças apenas estão associados às mesmas e até a processos de cura.

VÍRUS PODEM SER MGM?
Vírus não é capaz de expressar a maioria dos seus genes e, desta forma, é incapaz de se replicar eficientemente nas células de mamíferos, até por que quem faz esse trabalho é a célula se for, claro, competente na replicação de um vírus específico.
Não podemos dizer que os vírus estão enquadrados como microrganismos geneticamente modificados, porque os mesmos não são seres vivos, não morrem apenas são destruídos, não se replicam, mas podem ser replicados apenas por células vivas que tenham afinidade química como os anteriores, não causam doenças apenas estão associados às mesmas. Infelizmente,os livros de Biologia ainda trabalham com o conceito da literatura antiga,mas livros em inglês e também em português como é o caso do INTRODUÇÃO À VIROLOGIA SEGUNDA EDIÇÃO DA EDITORA GUANABARA KOOGAN dispõem do conceito atual e é esse conceito que eu passo para os meus alunos e professores que coordeno.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O site http://www.ccmn.ufrj.br/curso/trabalhos/pdf/biologia. Muito se tem discutido a respeito da questão: os vírus são ou não são seres vivos? trabalhos/viroses/viroses1.pdf de 2005 tem o título VIROLOGIA ATUALIZADA os autores são professores Maria Isabel C. Liberto e Malouri Curié Cabral. Falam sobre isso, tem até uma história em quadrinhos criada pelo professor Malouri que utiliza a doença dengue para trabalhar esse novo conceito, discute a questão dos ciclos: lítico e lisogênico, entre outras coisas nessa apostila, se assim eu posso dizer.Os vírus não podem ser considerados NUNCA como seres vivos, os mesmos são acelulares, são replicados somente por células vivas se houver por parte delas afinidade química como eles, do contrário nunca seriam multiplicados, apenas apresentam material genético que são os ácidos nucléicos: DNA, RNA OU AMBOS, COMO É O CASO DO CITOMEGALOVÍRUS, CONSIDERADO POR ESSE MOTIVO, VÍRUS MESTIÇO (ESSE CONCEITO SIM QUE AINDA É DISCUTIDO).Os vírus não são parasitas celulares obrigatórios, pois são replicados apenas por células e quando não são cristalizados (não causam doenças estão associadas a mesmas e também a outros fatores com cura de doenças, melhoramento vegetal, etc.) outro fato que podem ser produzidos em laboratórios de pesquisas científicas, coisa que não ocorre com outros, pois para isso é necessário células pré-existentes. Que explicação se tem para pessoas soropositivas para a AIDS/SIDA que nunca serão aidéticas, como foi o caso de prostitutas de Nairob na África e outras pessoas no mundo inteiro? O que se sabe é que os seus linfócitos TCD4 não apresentam afinidade química com a composição química do HIV. Por esses motivos mencionados acima que eu afirmo que os vírus não são microrganismos geneticamente modificados,mas sim arranjos macromoleculares de ácidos nucléicos que podem e/ou são utilizados em pesquisas biotecnológicas.Em ciências inexatas,como é o caso da nossa amada biologia,o que é verdade hoje pode ser ilusão amanhã e vice-versa.
Referências Bibliográficas
Levine, A. J. Viruses. Scientific American Library. W. H. Freemann and Company. NY 1992.241p Dimmock, N. J., Primrose, S.B. Introduction to Modern Virology.4th ed. Ed Blackkwell Science Ltd. 1995. 384p http://members.tripod.com/themedpage/microbio-virologia.htm www.gpaulbishop.com/. ../m__stanley.htm www.taps.org.br/vacinas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado após análise pelo moderador.